Face

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

5 mil trabalhadores rurais passam sede em Santana do Cariri

O período de estiagem está trazendo sérias consequências aos cerca de 5 mil trabalhadores rurais de Santana do Cariri, distante 517,9 km de Fortaleza. Os pequenos açudes e reservatórios do município secaram e os agricultores estão passando sede devido a falta de água para beber. O clima entre a população local é de preocupação.
O secretário municipal de Agricultura, Valdir Braulio, informou que a situação é preocupante por não saber até quando terá água para o consumo humano no município. “Estamos pedindo socorro aos governos estadual e federal, porque só o governo municipal não tem como arcar com os carros-pipas. O município é muito grande e tem uma grande demanda de pedidos por água pelos trabalhadores rurais. Apesar de estarmos sendo abastecidos por carros-pipas da Operação Pipa do Ministério da Integração Nacional, ainda não está sendo suficiente para matar a sede do homem do campo”.
Clima de angústia
O clima na zona rural é de muita angústia, e o medo de ficar sem água assola a população. A pouca água que está indo para as cisternas das residências só garante dois ou três dias; o restante da semana eles ficam sem reservas hídricas, contando apenas com o apoio de carros-pipas. Os animais também sofrem com a escassez de água.
O trabalhador rural Pedro Vieira disse que o drama da seca está deixando os trabalhadores de mãos atadas. “Em minha casa, até racionamento d’água tenho que fazer. Às vezes, só tomamos banho uma vez por dia, mesmo com este sol e calor causticante. O que há em toda a zona rural do município é um clima de desilusão. As nossas crianças e pessoas idosas são as que mais estão sofrendo”, afirma.


 Com informações do jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário