Face

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

IBGE lança mapa político atualizado do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (3) o novo Mapa Político do Brasil,com a representação cartográfica de todo o país, tendo o ano de 2010 como referência.O mapa é usado para a geração de outros mapas em escalas menores e no atendimento a projetos geocientíficos.
A carta - que traz atualizações no sistema viário e ferroviário do país, bem como as principais obras e edificações - pode ser baixado gratuitamente AQUI.O arquivo está em formato pdf.
O instituto elabora o mapa desde 1940,e a edição que estava vigente antes deste lançamento era a de 2004,com base em dados de 2000.Apesar de ter como referência o ano de 2010,a carta divulgada ontem incorporou obras concluídas posteriormente, segundo o IBGE.
A representação cartográfica retrata as cinco regiões do país,os 26 estados e o Distrito Federal,além das principais localidades.Também é possível identificar aeroportos, diferenciados em nacionais e internacionais;rodovias com pavimentação concluída,em andamento e não pavimentadas;gasodutos,ferrovias,usinas elétricas e áreas sujeitas a inundação.
A escala do mapa é 1:5.000.000,em que cada centímetro na ilustração equivale a 50 quilômetros do território nacional.Na legenda,dados demográficos e geográficos das unidades da Federação também estão disponíveis.
 Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário