Face

sexta-feira, 24 de março de 2017

Incidência de raios em Granja neste ano já é maior que todo o 2016

(Foto: Ilustrativa/Reprodução Internet)
Nem ainda fechamos os três primeiros meses de 2017 e  Granja, no Litoral Oeste do Estado, já superou o número de incidências de raios registradas no município durante todo o ano passado. Até ontem, eram 1.653 contra 1.291 de 2016. Os dados são da Enel Distribuição Ceará.
Somente nos últimos dois dias, conforme a Enel, 213 raios atingiram o território granjense. A maior incidência de descargas atmosféricas do ano foi registrada na última quarta-feira (23), com 159. No mês de março elas já somam 655.
Entre as cidades próximas ou que fazem limite com Granja, Jijoca de Jericoacoara foi a que menos teve incidência de raios desde 1º de janeiro até ontem (23), com 20. Em seguida aparecem Barroquinha (60), Chaval (111), Martinópole (165), Senador Sá (169), Moraújo (232), Camocim (336), Coreaú (348), Uruoca (382) e Viçosa do Ceará (594).
No Ceará, a incidência neste ano é de 24.664 raios. São dois mil a mais que o registrado no ano passado inteiro.
Sistema
Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Enel por meio do seu Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas. A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.
O Sistema foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento. Ele tem acesso gratuito e ilimitado através da internet e oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.
Cuidados dentro de casa durante tempestade:
- Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc, sobretudo se a residência se encontra em campo aberto;
- Evitar ligar equipamentos elétricos;
- Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças;
- Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário