Face

quarta-feira, 22 de março de 2017

Chuvas garantem abastecimento para 22 municípios cearenses até 2018

Martinópole, Moraújo, Senador Sá e Uruoca fazem parte da
lista onde os mananciais conseguiram armazenamento
de água (Foto: Tiago Stille / Governo do Ceará)
No Dia Mundial da Água, celebrado hoje, a boa notícia é que 22 municípios e quatro localidades cearenses receberam recargas seguras para garantir o abastecimento hídrico para a população até janeiro de 2018. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), isso se deve às chuvas registradas nos últimos meses no Estado. 
Os municípios onde os mananciais conseguiram armazenamento de água suficiente são: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópoles, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Já os distritos são: Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça).
Para o diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez, esse número ainda pode aumentar: “O número ficou dentro do esperado, principalmente na região norte no Ceará. A expectativa é que até o final das chuvas mais municípios integrem essa lista”, afirma.
Ainda em alerta
Apesar das precipitações registradas em fevereiro e março pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), alguns municípios ainda encontram-se com os açudes abaixo de sua capacidade mínima de armazenamento. Nesses locais, a Cagece tem empreendido diversos esforços para garantir a captação, qualidade e abastecimento da água.
No caso de Fortaleza e Região Metropolitana, a situação ainda não mudou, o que exige da população atenção à economia de água. O principal açude que abastece a região, o Castanhão, está bem abaixo de sua capacidade de armazenamento, com um volume de apenas 5,7%.
Saiba mais
 
Conforme a Cagece, atualmente 27 cidades encontram-se em situação de contingência. Nesses locais, a companhia realiza ações com objetivo preservar ao máximo os mananciais, dentre elas o rodízio de abastecimento, a disponibilização de carros pipas e a busca por novas fontes de captação, como perfuração de poços tubulares e construção de Adutoras de Montagem Rápida. Atualmente 27 cidades encontram-se em situação de contingência.
Estão em situação de contingência: Apuiarés, Araripe, Aratuba, Campos Sales, Catarina, Catunda, Crateús, Fortim, Granjeiro, Hidrolândia, Ibicuitinga, Iracema, Irauçuba, Itapiúna, Mombaça, Mulungu, Nova Olinda, Pacoti, Palmácia, Pentecoste, Pereiro, Piquet Carneiro, Potengi, Potiretama, Salitre, São Luiz do Curu e Tamboril.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cagece

Nenhum comentário:

Postar um comentário