Face

quinta-feira, 23 de março de 2017

39 municípios cearenses dão reajuste a professores de no mínimo 7,64%

(Foto: Ilustrativa/Reprodução Internet)
De acordo com levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), 39 municípios cearenses já concederam o reajuste salarial de 7,64% ou mais aos professores, com base na Lei Nacional do Piso do Magistério. Os dados foram apurados até terça-feira (21) e divulgados ontem (22).
Nas 39 localidades, segundo a Fetamce, o índice de reajuste foi aplicado de forma linear, ou seja, contemplando igualmente educadores com ensino médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado. Destaque para as cidades de Acopiara, Mombaça, Quiterianópolis, Ipaporanga e Frecheirinha, onde a categoria alcançou, mesmo em plena crise econômica e política do país, 8% de crescimento na remuneração.
Do universo que respondeu ao questionário, somente Aurora, Ararendá, Maracanaú e Orós impuseram reajustes inferiores ao indicado pela legislação educacional.
Em Ararendá, aos profissionais do magistério dos níveis graduado e pós-graduação foi imposto um pífio índice de 1% de reposição salarial, enquanto somente 10 educadores sem ensino superior receberam 7,64%. A rica cidade de Maracanaú, segundo maior PIB do estado, deu a todos os seus professores, contraditoriamente, 6% de aumento. 
Em Aurora foi oferecido 7,64% para professores de nível médio e 6,29% para graduados e pós-graduandos. Por fim, em Orós todos os servidores, incluindo professores, receberam 6,60%.
Greve em Fortaleza
De acordo com a Fetamce, enquanto cidades pequenas avançam neste quesito, estranha o fato de Fortaleza estar com os professores em greve reivindicando o reajuste de 7,64%. A presidente da entidade, Enedina Soares, classifica como “absurdo” que na maior cidade do Ceará, quinta Capital do país, que têm fontes próprias de recursos, não haja cumprimento da Lei do Magistério.
A dirigente reforçou também que os resultados positivos do levantamento podem ajudar os demais sindicatos, que seguem negociando, dentro das atividades da Campanha Salarial Estadual dos Servidores Municipais do Ceará - Resistir e Lutar: Por Municípios mais justos para todos. “Em tempos de recessão financeira, cassa aos direitos no Congresso e no Governo Federal e uma série de retrocessos na sociedade, só a resta a nós trabalhadores e trabalhadoras cada vez mais resistir e lutar. Portanto, ao observar as primeiras conquistas, chegamos à conclusão de que só a mobilização e a união pode garantir nossos direitos, finalizou a sindicalista.
Pesquisa
Os dados foram reunidos com base em informações dos sindicatos da categoria repassados para a Federação. De 156 cidades com sindicatos de servidores ou professores filiados à Federação, 43 haviam concluído as negociações sobre o tema com as prefeituras e, portanto, comunicaram seus números.
Outras categorias
Quanto ao reajuste de servidores de outras secretarias e repartições municipais, que recebem acima do salário mínimo, houve registro de crescimento nos salários em Altaneira (6,48%); Barbalha (5,5%); Beberibe (reajustes variados para categorias, maioria acima de 11%); Caucaia (6,5%); Iguatu (6,48℅); Jaguaribe (6,58℅); e Orós (6,60%).
RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS:
MAGISTÉRIO:

Professores municipais que conseguiram reajuste linear de 7,64%:
1. Acarape
2. Aiuaba
3. Altaneira
4. Antonina do Norte
5. Apuiarés
6. Barbalha
7. Barreira (a partir de abril)
8. Beberibe
9. Bela cruz
10. Caucaia
11. Cedro
12. Chorozinho
13. Coreaú
14. Crateús
15. Cruz
16. Graça
17. Guaiúba
18. Iguatu
19. Ipaumirim
20. Iracema
21. Itapajé
22. Itarema
23. Jaguaribara
24. Jaguaribe
25. Jijoca de Jericoacoara
26. Jucás
27. Massapê
28. Meruoca
29. Saboeiro
30. Tamboril
31. Tarrafas
32. Uruburetama
33. Varjota
34. Várzea Alegre

Maior percentual de reajuste 8℅:
1. Acopiara
2. Frecheirinha
3. Ipaporanga
4. Mombaça
5. Quiterianópolis

Casos com reajustes abaixo de 7,34%:

1. Ararendá: 7,34 para os professores de nível médio (10) e 1% para os demais professores
2. Aurora: 7.64% para professores de nível médio; 6,29% para graduados e pós graduandos. , sendo que este ano os funcionários da área têm direito a mais 2,5% de progressão
3. Maracanaú: 6℅
4. Orós: 6,60%

Sindicato com propostas para apreciar:
1. Nova Russas: proposta 6,5℅ para o Magistério

OUTROS SERVIDORES:

Reajuste dos outros servidores que recebem acima do salário mínimo:
1. Altaneira: 6,48%
2. Barbalha: 5,5%
3. Beberibe: reajustes variados para categorias, maioria acima de 11%
4. Caucaia: 6,5%
5. Iguatu: 6,48℅
6. Jaguaribe: 6,58℅
7. Orós: 6,60%



Com informações da Fetamce

Nenhum comentário:

Postar um comentário