Face

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Em abril, chuvas ficaram 42,3% abaixo da média histórica no Ceará

O Ceará fechou o mês de abril com chuvas abaixo da média histórica, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em todo o Estado, o órgão registrou 108,5 mm de precipitação, quando o esperado era de 188 mm. Os números indicam volume 42,3% menor do que a média.
Os dados gerais do Estado contabilizam as chuvas de todo o mês de abril. Mas, ao informar dados por macrorregiões, a Funceme divulgava até ontem dados até o último dia 25. Em abril, os maiores volumes de chuva se concentraram nos litorais de Fortaleza (239,4 mm) e do Pecém (222,1 mm). O Cariri foi a macrorregião cearense com o menor volume de precipitação (49,2 mm). Por lá, as chuvas ficaram 71,7% abaixo do esperado.
A situação também foi crítica nas macrorregiões de Jaguaribara e do Sertão Central/Inhamuns. Os registros mostram precipitações 50% e 51,9% abaixo da média, respectivamente.
Cinco municípios cearenses não registraram chuvas em abril, são eles: Jardim, Nova Olinda, Penaforte, Parambu e Salitre.
Os dados têm confirmado o prognóstico da Funceme, que indicou 70% de chances de o Ceará ter chuvas abaixo do esperado para março, abril e maio, meses da quadra chuvosa. A previsão foi divulgada pelo órgão em fevereiro.
Na ocasião, o fenômeno El Niño foi apontado como o principal fator para o cenário negativo, pois a alta intensidade dele diminui as chances de precipitações mais regulares no Estado. Outro fator de influência seria a variação neutra de temperatura no Oceano Atlântico.
Reservatórios

Mesmo com as chuvas abaixo do esperado, o volume das bacias cearenses apresentou um leve aumento. No começo do mês, elas atuavam com 12,8% da capacidade. No último dia 25, apresentaram 13,4% da capacidade, o que representa uma variação de 0,6%. (Rômulo Costa)
As informações são do O POVO Online
Jornal de Hoje | Página Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário