Face

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Notificação de zika passará a ser obrigatória

A partir do dia 8 de fevereiro será obrigatória qualquer notificação de casos de zika. Até a semana passada, o Ministério da Saúde afirmava que não havia previsão de contabilizar casos individuais de zika vírus no Brasil. A notificação vai permitir uma contabilidade geral da doença no país, o que até então só vinha sendo feito com relação aos casos de suspeita de microcefalia relacionada ao zika, que já passaram de 4 mil desde o ano passado.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que o governo federal já deveria ter implantando tal obrigatoriedade. A CNM destaca que somente com as notificações é possível desenvolver ações estratégicas para minimizar o problema já que estas devem ser imediatamente relatadas pelo gestor municipal.
Epidemia de grande proporção 
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que a epidemia de zika é pior do que se pensa porque em 80% dos casos ocorre a forma assintomática. Ele disse ainda que os testes de detecção rápida de dengue, chikungunya e zika serão distribuídos na rede de saúde somente no fim do mês de fevereiro. Outra iniciativa do governo será vetar a doação de sangue de pessoas que tenham tido zika.
A Confederação ainda orienta àqueles Municípios que já instalaram Salas de Coordenação Municipal, que mantenham o envio de dados das ações de combate ao Aedes aegypti para as Salas de Coordenação Estaduais.
Para mais informações acesse o hotsite  Município contra o Aedes aegypti.


Da Agência CNM, com informações da Agência Reuter

Nenhum comentário:

Postar um comentário