Face

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

82 açudes cearenses estão com volume abaixo de 10% da capacidade

O açude do Cedro tem apenas 1,01% da capacidade
(Foto: Tatiana Fortes)
Mais da metade dos 153 açudes do Ceará está com volume de água inferior a 10% da capacidade. Os 82 açudes representam 53% dos reservatórios do Estado monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, 123 açudes estão com volume inferior a 30%.
O órgão aponta que nove açudes do Estado estão secos, com 0% da capacidade. São eles: Forquilha II, em Tauá; Quincoé, em Acopiara; Pirabibu, em Quixeramobim; São José I, em Boa Viagem; Umari, em Madalena; Vieirão, Boa Viagem; Jerimum, em Irauçuba; São Domingos, em Caridade; São José III, em Ipaporanga.
No somatório de todas as bacias hidrográficas, o Ceará tem apenas 15,3% do volume de água que os reservatórios podem acumular. Mesmo na bacia Litoral - que, com 32,98% da capacidade preenchida, apresenta a situação menos crítica - quatro dos dez açudes estão com volume abaixo de 10%.
Não há no Estado nenhum açude sangrando ou com volume acima de 90%. Com 83,9%, o açude que apresenta melhor situação é o Gavião, que recebe água do açude Castanhão e é responsável pelo abastecimento de Fortaleza.


As informações são do O Povo Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário