Face

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sérgio Aguiar destaca crescimento da economia do Estado em 2015

O parlamentar frisou que, para 2015, a estimativa é que o
Ceará cresça em torno de 2% (Foto: Máximo Moura)
O deputado Sérgio Aguiar (Pros) destacou, nesta terça-feira (01), durante o segundo expediente da Assembleia Legislativa, o desenvolvimento da economia do Estado. De acordo com o deputado, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,05% no primeiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a economia brasileira sofreu retração de 1,6%. 
“O desempenho do Ceará foi puxado, sobretudo pelo setor de serviços, que cresceu 0,73% e é responsável por 74% da riqueza produzida no Estado.”
O parlamentar frisou que, para 2015, a estimativa é que o Ceará cresça em torno de 2%. “Embora o setor de serviços tenha, mais uma vez, salvado a taxa de crescimento do PIB estadual, o comércio, atividade que compõe o setor, teve queda de 3,82%, a primeira dos últimos quatro trimestres”, acrescentou.  
Sérgio Aguiar salientou que se o segmento de serviços puxou o crescimento do PIB estadual, foram as atividades relacionadas ao Turismo e os gastos da administração pública, que alavancaram o setor. “Trabalhar com investimentos públicos nesses segmentos é uma estratégia importantíssima para o Estado”, assinalou, salientando que a alta do dólar está ampliando o número de turistas que procuram destinos do próprio País.
O deputado do Pros explicou que a ‘Rota das Emoções’, circuito de turismo que envolve os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, terá novo plano de ação definido para os próximos três anos. “Este momento marca um período de fortalecimento da rota, já que os três estados estão unidos com o mesmo foco, que é garantir o desenvolvimento da região”, destacou. Conforme salientou, o ressurgimento da agência possibilitará agir de maneira coordenada, criando novo cenário para o setor turístico do Ceará e dos estados vizinhos do Piauí e Maranhão. Jericoacoara,, com suas belezas inigualáveis, deverá ser preservada, diante do incremento do turismo, unindo no roteiro, outros municípios como Cruz, Camocim e Chaval”, relatou.
O deputado assinalou que o desenvolvimento do setor turístico da Rota das Emoções será impulsionado com a conclusão dos aeroportos que atenderão as regiões praianas do Ceará, Piauí e Maranhão.  “Tendo sentido o empenho do secretário de Turismo, Arialdo Pinho, em fortalecer este setor no Estado, gerando emprego e renda para os cearenses”, pontuou. 
A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. É reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos melhores roteiros do Brasil. No Maranhão integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Segundo o deputado, 44 operadoras nacionais e internacionais comercializam a rota.



As informações são da Assessoria de Imprensa da AL/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário