Face

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Prefeitos do Piauí realizam protesto contra crise nas prefeituras

De acordo com a Associação Piauiense de Municípios
(APPM), 154 prefeitos participaram do ato
(Foto: Gustavo Almeida/G1)
Dezenas de prefeitos do Piauí realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (27) em Teresina, Capital do Estado. Os gestores cobram providências do governo federal contra as dificuldades financeiras que afetam os municípios. O ato começou por volta das 9h na Assembleia Legislativa, onde os gestores foram recebidos pelo presidente do Poder Legislativo e outros deputados estaduais.
Uma carta com diversas reivindicações dos prefeitos foi entregue aos deputados e em seguida os políticos saíram em caminhada pelas ruas da capital. Um dos sentidos da avenida Frei Serafim foi tomado pelos gestores. De acordo com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), 154 prefeitos participaram do ato.
“Não temos mais condições de manter as despesas geradas pelos programas federais que são jogados para os municípios. As prefeituras esgotaram completamente seus recursos, pois o governo transfere o ônus, mas esquece o bônus”, falou o presidente da APPM, Arinaldo Leal, depois de ler a carta municipalista para os prefeitos.
A maioria dos gestores municipais alega que as prefeituras enfrentam sérias dificuldades até mesmo de pagar as despesas mensais e honrar a folha salarial dos servidores. Segundo eles, o pagamento do 13º salário no fim do ano também está ameaçado caso uma atitude não seja tomada para ajudar os municípios.
“Esse ato é um pedido de clemência, pois as prefeituras estão agonizando. Na minha cidade 57% da receita está comprometida com a folha salarial dos servidores e somente de combustível são gastos R$ 95 mil por mês, tudo isso com um Fundo de Participação dos Municípios muito baixo”, disse o prefeito de Simões, a 440 km de Teresina, Francisco Dogizete (PROS).
Prefeitos caminharam até o Palácio de Karnak, sede do governo estadual (Foto: Gustavo Almeida/G1)
O prefeito de Anísio de Abreu, a 568 km de Teresina, Isaac Antão Ribeiro (PDT), também relatou que a cidade enfrenta sérios problemas devido os baixos repasses feitos às prefeituras. Segundo ele, o município tem quase 10 mil habitantes, mas recebe o mesmo valor do FPM daqueles que possuem 3 mil habitantes.
“Chega um momento na prefeitura que o gestor tem que escolher se paga os servidores ou os fornecedores. Chego a pagar R$ 160 mil por mês só para Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, comentou o prefeito.
Fazendo duras críticas ao governo federal e aos gritos de 'prefeitos unidos, jamais serão vencidos', os gestores municipais caminharam até o Palácio de Karnak para entregar a carta ao governador Wellington Dias (PT).
O governador recebeu os prefeitos na frente da sede do governo, ouviu as reivindicações e prometeu apoiar a luta dos gestores.
“Estão corretos os municípios de terem união nesse momento. Reforço o compromisso de estar junto com os prefeitos, pois o governo do estado será parceiro nesse momento de dificuldade. Vamos priorizar obras inacabadas e formar um grupo de trabalho entre municípios e estado para dialogarmos com o governo federal”, falou o governador.
Governador recebeu prefeitos no Palácio de Karnak e ouviu reivindicações (Foto: Gustavo Almeida/G1)


As informações são do G1/PI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário