Face

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Justiça mantém afastamento de prefeito e outros 26 gestores de Madalena

A juíza Fabrícia Ferreira de Freitas manteve o afastamento temporário do prefeito Zarlul Kalil Filho, bem como de outros 26 agentes públicos de Madalena. A decisão, proferida ontem, 21, atende a solicitação do Ministério Público do Ceará, que ajuizou um pedido incidental dentro de uma ação de improbidade administrativa no último dia 19 por intermédio da promotora de Justiça Alessandra Gomes Loreto.
Entre os agentes públicos estão a primeira-dama e secretária de Ação Social, Sandra Kalil; o procurador-geral do Município, Lucas Vale Menescal; a ex-prefeita e secretária de Turismo, Antônia Lima; e todo o primeiro escalão da atual gestão. Todos são acusados de diversas fraudes em licitações públicas e devem ficar afastados por mais 90 dias, a contar da próxima segunda-feira, 25, quando se encerra o período de 180 dias do primeiro afastamento. 
O MPCE solicitou a prorrogação do prazo por conta de graves denúncias dando conta de que os referidos gestores, embora afastados, continuam exercendo influência política e ameaças em desfavor de pessoas que se opõem ao retorno deles aos cargos, icluindo agentes políticos. Os fatos estão sendo investigados pelo MPCE, que apresentou diversos depoimentos os quais fundamentam o pedido.
Entre as fraudes cometidas por eles, estão: ausência de publicidade das licitações perante o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); inexistência de numeração de folhas em documentos informados ao TCM como finalizados; falta de assinatura de contratantes e gestores em licitações já em andamento; ausência de parecer jurídico em licitação finalizada ou retroativa, etc.
Cabe ressaltar que, em novembro do ano passado, a Prefeitura de Madalena foi um dos alvos de uma operação desencadeada pelo MPCE para investigar fraudes licitatórias cujos contratos chegam a R$ 6,9 milhões. Na ocasião, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, em parceria com a Polícia Civil, e toda a cúpula da Prefeitura foi afastada. 
As informações são da Ascom do Ministério Público do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário