Face

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ceará prorroga campanha de vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada no Ceará até 5 de junho, de acordo com a secretaria estadual da Saúde. Até esta quinta-feira, 21, o estado havia vacinado 30,37% do público-alvo, segundo dados do Ministério da Saúde, a 5ª menor cobertura do país. A meta é imunizar 80% do público.
No Ceará, devem ser vacinadas 1.762.872 pessoas. Até ontem, 535.341 doses foram aplicadas.
Estados como como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas também já anunciaram a prorrogação da campanha, que terminaria nesta sexta-feira (22) em todo o país.
Balanço do Ministério da Saúde mostra que até o dia 15 deste mês foram vacinados 19 milhões de brasileiros. O número representa 40% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público.
A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Quem deve se vacinar
Desde 4 de maio, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem como slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação, tem circulado para reforçar o conceito de proteção. A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
É importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica.


As informações são do portal G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário