Face

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Audiência debate criação de Universidade Federal na Serra da Ibiapaba

Um pedido de criação da Universidade Federal da Ibiapaba foi levado, nesta terça-feira (19), ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O documento foi entregue em audiência entre o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, e os prefeitos de São Benedito, Gadyel Gonçalves; e Ubajara, Zezinho Romano. 
O deputado Chico Lopes destacou que uma nova universidade na região da Ibiapaba beneficiará a população de municípios como São Benedito, Croatá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Carnaubal, Ibiapina, Tianguá e Guaraciaba do Norte, entre outros.
"A audiência foi positiva, debatendo a continuidade do projeto de expansão das universidades federais pelo governo e, ao mesmo tempo, uma forma de dar início, de modo concreto, à instalação de um campus universitário na Ibiapaba, com a possibilidade de um campus da UFC. Juntamente com os prefeitos, levamos ao secretário Jesualdo, do MEC, o pedido da universidade para a Ibiapaba, que representaria um novo impulso econômico para a região em vários setores, como comércio, serviços e moradia, assim como aconteceu no Cariri, por exemplo, após a instalação da sua Universidade Federal", relatou Chico Lopes.
Sugestão
Na reunião, o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, sugeriu ao deputado Chico Lopes e aos prefeitos trabalhar inicialmente por um campus da UFC para a região da Ibiapaba. O prefeito Gadyel Gonçalves destacou que o município de São Benedito já tem um pré-projeto nesse sentido.
Trata-se de um estudo apontando a cidade como a mais acessível para os estudantes da região, além de um terreno e um prédio já reservados para abrigar um possível campus da UFC na região.
"Saio da reunião animado com a conversa. Vou me organizar com os outros prefeitos da Serra da Ibiapaba, que estão unidos em torno desse pleito de termos um ou dois campi universitários e aguardar o plano de expansão do governo federal para as universidades federais", acrescentou Gadyel Gonçalves.
Para o empresário João Ribeiro Junior, proprietário do grupo Casa de Variedades e Complexo Castelo Clube, a instalação do Campus da Ibiapaba é importantíssimo para o desenvolvimento da região. "Com destaque na área de comércio, turismo e serviço, que entrarão em pleno crescimento econômico. Desde minha época de presidência do Conderi, reivindicava a implantação da universidade. A falta de estrutura no ensino superior da Ibiapaba é um transtorno para todos", disse.
Ele destaca que, para quem é pai, há a separação dos filhos e o transtorno da locomoção diária para Sobral ou a residência fixa em Fortaleza. "Além disso, existe a questão cultural. A região da Ibiapaba pertence a Sobral, mas tem características culturais e climáticas completamente diferentes. A Universidade da Ibiapaba é o sonho de todo nativo da Serra Grande", finalizou.
Garantia
Segundo o prefeito de Ubajara Zezinho Romano, a reunião com o secretário Jesualdo Farias resultou na garantia da Universidade Federal da Ibiapaba, porém, sem data estabelecida. "Para amenizar a situação dos estudantes, será instalado um campus avançado da UFC na região. Fiquei bastante satisfeito com isso, pois sentimos o empenho na resolução dessa nossa demanda", declarou.
Para o professor Marcos Pontes, morador da cidade de Ibiapina e que luta pela instalação da Faculdade Federal da Ibiapaba desde sua época de universitário, hoje esse sonho está mais próximo de se tornar realidade. "Quando cursei o ensino superior, tinha que me deslocar diariamente para Sobral. A viagem chegava a durar mais de duas horas, dependendo do trânsito, sem falar nos riscos para quem, como eu, tinha que estudar a noite. Torço para que logo seja realizada essa demanda da Serra Grande, pois será crucial para o desenvolvimento educacional da Ibiapaba", disse.


As informações são de Jéssyca Rodrigues, colaboradora do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário