Face

sábado, 25 de abril de 2015

Granja fica de fora do cadastro biométrico até as eleições de 2016

Os eleitores de Granja, no Litoral Oeste, não precisarão realizar o cadastro biométrico para poder votar nas próximas eleições. A cidade ficou de fora da lista dos 95 municípios cearenses que terão a obrigatoriedade de passar pelo recadastramento biométrico até o pleito de 2016. A relação foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, com autorização do Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo o TRE, o mutirão obrigatório de atendimento aos eleitores de dez novos municípios cearenses incluídos nos trabalhos da biometria começará na 2ª quinzena de maio, quando o TRE receberá cerca de 140 kits biométricos enviados pelo TSE para viabilizar o atendimento aos eleitores. Os dez municípios são: Maracanaú, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Ibiapina, Camocim, Crato e Ubajara, que já vêm atendendo aos eleitores, em caráter ordinário, desde a reabertura do cadastro eleitoral, em novembro de 2014, juntamente com Fortaleza. 
Em relação à capital, o recadastramento biométrico prosseguirá em caráter não obrigatório. Com isso, Fortaleza deverá ter um sistema de votação misto nas próximas eleições municipais, com a identificação biométrica apenas pelos eleitores que fizerem o recadastramento. 
Dos dez novos municípios, além da capital, que começaram o recadastramento em novembro de 2014, Ibiapina foi, até agora, o que mais avançou na identificação biométrica dos eleitores – 4.262 de 18.496 (23%). No entanto, em números absolutos, Fortaleza já recadastrou 43.169, do total de 1.662.110 eleitores (2,60%)
Com o intuito de agilizar o atendimento e evitar filas, em todos os municípios, inclusive na capital, os eleitores farão o recadastramento através do agendamento, recorrendo ao telefone 148, ao custo de uma ligação local, ou, gratuitamente, acessando o site www.tre-ce.jus.br .
Nas eleições municipais de 2016, conforme o TRE, 50% do eleitorado cearense deverá estar apto a votar através da identificação biométrica. Nas últimas eleições, apenas 7% do eleitorado cearense, em oito municípios, votou através da identificação biométrica: Aquiraz, Eusébio, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga. 
Clique aqui e confira os municípios cearense que terão que fazer o recadastramento biométrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário