Vai começar em 13 de dezembro a segunda fase da implantação da Carteira
de Trabalho Digital (CTPS). Quem precisar tirar o documento precisa se
apressar pois no período de 13 a 29 de dezembro o sistema do Ministério
do Trabalho e Emprego (MTE), no Ceará, ficará fora do ar para que seja
atualizado e integrado à rede nacional.
Lançada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a nova Carteira de
Trabalho Digital traz como benefícios ao cidadão a entrega do documento
no ato da solicitação e a integração das informações de diversos bancos
de dados do governo federal. O novo sistema da CTPS Digital tem
validação nacional dos dados do trabalhador. Isso garante mais segurança
ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações
cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira.
No Ceará, são emitidas cerca de 20 mil carteiras de trabalho por mês.
Para tirar o documento, é necessário primeiro fazer o agendamento no
site da Superintendência Regional do Trabalho, no Ceará. No dia marcado,
o trabalhador deve comparecer munido da Carteira de Trabalho, Certidão
de Nascimento e uma fotografia 3x4. Para a segunda via, é necessário
ainda o Boletim de Ocorrência (B.O) e o extrato do FGTS.
A mudança faz parte da etapa final de implantação do novo sistema, em
que a CTPS é confeccionada e entregue na hora. Para atender àqueles que
precisam do documento ainda este ano, a superintendência Regional do
Trabalho no Ceará montou um esquema de mutirão e vai atender também
neste e nos próximos sábados, mas antes é preciso fazer o agendamento.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego quem já tem o
documento não precisa se deslocar até as agências do MTE para emitir uma
nova carteira. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma
segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e
validação pelo novo sistema.
Para realizar o agendamento e participar do mutirão, clique aqui
Com informações do portal G1/CE
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