Face

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Numero de homicidios dolosos aumenta em Granja

Faltando pouco mais de dois meses para acabar,  2014 caminha para se tornar o  mais violento dos últimos anos da história de Granja, no Litoral Oeste do Ceará. O número de homicídios dolosos teve aumento considerável em relação ao ano passado e estabeleceu um recorde de mortes por assassinato no município.
Diferentemente de 2013, quando apenas dois  assassinatos foram registrados durante todo o ano,  08 pessoas já morreram em Granja no período de janeiro a outubro de 2014, vítimas desse tipo de violência. Os dados foram extraídos pela Folha Granjense do site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 
De acordo com o levantamento, 06 dos crimes dolosos (quando há intenção de matar) aconteceram na sede e dois na zona rural. Todas as vítimas eram do sexo masculino e foram mortas através de espancamento coletivo e uso de armas de fogo e brancas. O mais novo tinha 16 anos de idade, enquanto mais velho já passava dos 80 anos de vida. A maioria dos assassinatos continua envolto em mistério quanto a autoria.
O último caso aconteceu na manhã da quarta-feira (15), quando Francisco Marques Mendes, 24, morreu após ser alvejado à bala quando caminhava pelas proximidades do mercado público, no centro da cidade. Ele ainda chegou a ser socorrido para o hospital municipal, mas não resistiu aos ferimentos na cabeça e no ombro esquerdo e veio a óbito momentos depois. Testemunhas que presenciaram a ação afirmaram que dois homens trafegando em uma moto e usando capacetes foram os responsáveis pelos vários disparos contra a vítima.
Segundo a Polícia, o crime foi motivado por vingança de um grupo rival. Mendes era acusado de pertencer a gangue do Barrocão (Brc) e suspeito de participar com outros dois comparsas do apedrejamento contra Carlos Henrique Silva Vasconcelos, vulgo “Cuca", que veio a óbito na última segunda-feira (13) após passar mais de um mês internado na Santa Casa de Sobral em decorrência dos ferimentos.
Ainda de acordo com a Polícia, “Cuca" era membro da gangue do Alto. Sob efeito de bebidas alcoólicas, ele teria sido atacado após entrar por engano no bairro onde residem vários de seus inimigos.
Tentativas de homicídio
Um outro levantamento feito pela Folha com base em reportagens do blog e da imprensa da região, mostra que o número de tentativas de homicídios em Granja também aumentou em 2014. Foram 15, contra 06 do ano passado. A maioria dos casos praticada por jovens integrantes de gangues que atuam na cidade.
Veja o histórico de assassinatos:
Ano de 2014
- Antonio Lopes da Silva, de 81 anos. Foi encontrado morto no distrito de Parazinho com perfurações produzidas por arma branca;
- Francisco Marques Mendes, de 23 anos. Faleceu após ser alvejado a tiros no centro da cidade;
- Raimundo Nonato Fontenele, 22. Linchado após esfaquear um inimigo no distrito de Timonha;
- Francisco das Chagas Araujo Ferreira, 35. Alvejado com 4 tiros por dois homens numa moto no momento que jantava sob o alpendre de sua casa. O crime ocorreu no bairro Exposição, na sede do município;
- Francisco Adriano Sabino, 28. Corpo foi encontrado sem vida e com sinais de espancamento às margens de um açude no bairro Alto da Brasilia;
- Francisco Régis Barros Fernandes, 26. Foi encontrado morto e com sinais de espancamento nas proximidades de um evento carnavalesco que acontecia na cidade;
- Valério Félix dos Santos, 16. Morto com perfurações produzidas por arma branca durante um evento na praça da Matriz;
- Tarcísio Batista Torres, 32. Morreu quando era transportado para o hospital municipal após receber perfurações com arma branca no bairro Alto da Brasilia.
Ano de 2013
- Daniel João de Souza, 30. Morto após receber perfurações produzidas por arma branca durante uma briga num bar da localidade de Santa Terezinha;
- Jonas Dias Vieira, 25. Alvejado à bala quando presenciava uma festa de frente ao Clube do Vaqueiro, na sede. Morreu no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário