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sábado, 25 de outubro de 2014

Jijoca receberá Salão da Rota das Emoções

Depois de passar por Piauí e Maranhão em 2013 e 2014, respectivamente, o Salão de Turismo da Rota das Emoções será realizado em 2015 no Ceará. Mais especificamente em Jijoca, no Polo de Lazer da Vila de Jericoacoara, de 28 a 30 de maio do próximo ano.
Os preparativos para esse evento que promete movimentar empresas do setor e as comunidades locais já começaram. Técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já estão planejando todos os detalhes e definindo as estratégias para que a edição cearense seja ainda melhor que as duas anteriores. 
O Salão é uma iniciativa do Sebrae nos três Estados que integram o roteiro e tem vários objetivos, entre eles fortalecer a cadeia produtiva do turismo nos municípios que compõem a rota, apresentar e promover a diversidade de atrativos e serviços ofertados dentro do seu território e ampliar a oportunidade de acesso ao mercado para os diferentes integrantes da cadeia do turismo.
Proposta
Além disso, o Salão se propõe a fortalecer as relações entre iniciativa privada, setor público e comunidade através do trabalho cooperado para a participação do evento, educar a comunidade local para o turismo, disseminar e compartilhar informações, experiências e conhecimento sobre os diferentes aspectos do roteiro e aumentar a competitividade e melhorar a qualidade dos produtos e serviços turísticos produzidos.
A Rota das Emoções envolve 14 municípios dos três Estados: Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia e Santo Amaro no Maranhão; Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia no Piauí; e Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara no Ceará.
O primeiro Salão ocorreu em outubro de 2013, em Parnaíba (PI), e foi um marco na história do roteiro. Com base nos excelentes resultados, veio a segunda edição do Salão em Barreirinhas (MA), em agosto deste ano, com o desafio de ser realizado em ambiente aberto, integrado ao espaço público da cidade, de modo a promover uma interação direta com o público visitante e a comunidade em geral. A programação contou com palestras, painéis, cursos e oficinas, num total de 41 eventos e mais de 1.800 pessoas capacitadas, além de realização da rodada de negócios, mostra de turismo dos municípios e festival gastronômico.
Rodadas
Em relação às rodadas de negócios, o evento contou com a participação de 108 empresas, sendo 25 compradoras e 83 vendedoras entre meios de hospedagem, agências de turismo, transporte, artesanato e alimentação.
No total, foram 560 encontros empresariais, com a realização de negócios. Na visão dos compradores, a média de negócios realizados ficará em R$ 85 mil mensais e a projeção média de negócios para 12 meses é de mais de R$ 1 milhão.
"O melhor resultado é a integração dos municípios (poder público, hoteleiros, proprietários de empreendimentos de lazer e de alimentação, artesãos, artistas) com os visitantes e a comunidade local, além da visibilidade e oportunidade para apresentação dos municípios da Rota das Emoções. Os municípios puderam apresentar suas belezas, potencialidades, produtos e serviços em um ambiente aberto e convidativo", afirmou a gestora da Rota no Ceará, Suilany Teixeira.

Com informações do Diário do Nordeste

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