Face

sábado, 18 de outubro de 2014

Garantia de colheita o ano inteiro aumenta cultivo do maracujá em Ubajara

A garantia da colheita durante o ano inteiro e o mercado garantido vêm aumentando o cultivo do maracujá, fonte de renda para pequenos produtores do Ceará. A fruta é um dos principais produtos cultivados em Ubajara, na Serra da Ibiapaba, região Norte do Estado. A área plantada no município equivale a 800 hectares e por ano, a produção chega a até 24 mil toneladas.
Para Antônio de Sousa, o cultivo do maracujá é rentável se comparado a outras culturas. “A mão-de-obra é menor, vai menos água e toda a produção é aproveitada para vender no mercado ou para indústria de suco”, diz. O agricultor é um dos 100 produtores que cultivam a fruta na região. 
Nos últimos três anos, por causa da estiagem, a área plantada reduziu em 40% e só continuou com a atividade quem tem sistema de irrigação, como Raimundo Fontenele. A água usada na plantação vem de um poço profundo construído pelo próprio agricultor.
Seis meses depois de plantando, a vida útil do pé de maracujá é de até dois anos. A colheita acontece o ano inteiro e para tirar a fruta na hora certa, o agricultor tem que ser bom de ouvido. “Eu reconheço pelo som, pela batida na fruta”, diz Marcos Antônio de Sousa.
O quilo da fruta que vai para a indústria de suco está saindo a R$ 1, já o maracujá de mesa é vendido a R$ 1,70 o quilo. As frutas produzidas em Ubajara são vendidas em várias capitais do Nordeste.

Com informações do G1.com/Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário