Face

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Festival do Camarão deve atrair 12 mil pessoas para Acaraú

O VI Festival de Camarão da Costa Negra irá acontecer nos dias 14 e 15 de novembro, com expectativa de público de 12 mil pessoas. O Festival acontecerá na Fazenda Cacimbas, em Acaraú, no Litoral Oeste do Ceará. Para a entrada, a taxa cobrada é de dois quilos de alimentos não perecíveis.
Idealizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, o objetivo do evento é fomentar essa que é uma das principais espécies de camarão do mundo e divulgar a culinária dos chefs cearenses. Em 2013, mais de 10 mil participantes estiveram no festival.
O objetivo, também, é desenvolver os municípios que formam a Costa Negra: Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Itarema, qualificando os profissionais que trabalham com a carcinicultura e estimulando turismo na região. O evento tem contribuído de maneira decisiva para o desenvolvimento do potencial turístico e econômico dos municípios da região e entorno.
Dentro do festival, serão realizados dois eventos paralelos: VI Workshop Gastronômico e VI Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura do Litoral Oeste. O Workshop Gastronômico, que reúne renomados chefs de cozinhas nacionais e internacionais, dias 14 e 15, a partir das 16 horas. Neste ano participarão Alex Floyd, Benon Chamilian, Jorge Monti, Bernard Twardy, Fernando Barroso e Ivan Prado.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Maslova Mesquita, na Região da Costa Negra, são mais de 30 empresários no setor. "São cerca de 33 empresários, entre fazendas e indústrias, que atuam nessa região que vai de Acaraú até Itarema, passando por Jijoca e Cruz.
Programação
Durante o dia, o evento oferece programação técnica voltada para produtores, estudantes, técnicos do setor e componentes da cadeia produtiva do camarão. No VI Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste haverá palestras, oficinas, painéis e mesas redondas, dias 14 e 15, a partir das 8 horas, finalizando com a visita técnica dia 16 de novembro.
Nesse ano, cinco chefs consagrados de restaurantes cearenses disputam o melhor prato do festival, com julgamentos a cada noite. A matéria-prima dos pratos é o camarão Costa Negra. Os chefs são os ganhadores dos cinco concursos anteriores.
Além do festival gastronômico, visitantes e participantes também terão vasta programação cultural, com musical. No Dia 14, haverá show com Odair José, Fernando Mendes e Chambinho do Acordeon. Já no dia seguinte, sábado (15), a noite será comandada por Daniel Boaventura, a banda Dona Zefa e a dupla Ítalo e Renno.
O evento, organizado pela Prática Eventos, é promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) e Costa Negra Denominação de Origem. O patrocínio é do Sebrae Nacional, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Mais informações
Data: 14 e 15 de novembro
Local: Fazenda Cacimbas, em Acaraú
Shows com Odair José, Fernando Mendes, Chambinho do Acordeon, Dona Zefa e dupla Ítalo e Renno

Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário