Atualmente, somente o aeroporto do Cariri atende à demanda
de voos do Interior. O equipamento receberá adequação para
operar com até 280 passageiros (Foto: Honório Barbosa) |
O Ceará possui 15 aeroportos no Interior do Estado. Porém, o Orlando
Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, é o único a
operar voos comerciais. O equipamento é administrado pela Infraero, enquanto os demais são de responsabilidade do Departamento Estadual de Rodovias
(DER). A atual estrutura só atende a voos particulares e fretados, de
pequeno e médio porte.
Os administrados pelo DER estão localizados nos municípios de
Aracati, Camocim, Campos Sales, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca,
Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Quixadá, Russas, São Benedito, Sobral e
Tauá,. Destes, nove deles - Juazeiro do Norte, Itapipoca, Canindé, Aracati, Quixadá,
Jericoacoara, Iguatu, Crateús e Sobral - estão previstos dentro do
Programa de Investimento Logístico (PIL) - Aeroportos, do Governo
Federal, que prevê reforma, ampliação e construção, conforme o caso,
para atender à demanda para voos comerciais regionais. Serão investidos
R$ 363 milhões em nove aeródromos do Estado. O processo se encontra em fase
de estudos, para depois seguir para licitação.
Pronto
O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, está pronto. Inaugurado em 2012 e homologado
em maio deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já está
autorizado a receber voos comerciais. Ainda não há uma previsão de
quando poderá iniciar essas operações, já que isso depende do resultado
das negociações com empresas aéreas. A informação foi passada pelo
titular da Secretaria de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, no fim de
agosto, durante a solenidade de inauguração da unidade Senai, em
Aracati, que capacitará mão de obra especializada para mecânica de
aeronaves. Porém, ele deixou claro que as negociações deverão avançar
até o fim desde ano.
Durante a Copa, o aeroporto também conseguiu liberação da Agência para
dar suporte ao aeroporto Internacional Pinto Martins, caso houvesse
necessidade de mudar a rota de algum voo, bem como ser utilizado para o
estacionamento de aeronaves. Recentemente, o Dragão do Mar recebeu o
hangar e o centro técnico da TAM Linhas Aéreas. Para Bismarck, "será um
marco econômico e vai gerar grande impacto cultural, social e econômico
para a região, a partir do grande número de pessoas que irão conviver na
cidade, sejam técnicos, proprietários de aviões, comandantes, pilotos
etc.".
O Aeroporto de Jericoacoara também possui estrutura para operar com
voos comerciais. A pista tem 2,2 mil metros de comprimento por 45 de
largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte,
como o Boeing 767-300. Somadas a isso, estão previstas áreas para
alfândega, Polícia Federal e um hangar, o que significa que o aeroporto
vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no
Pinto Martins. Atualmente, ele encontra-se em processo de homologação
pela Anac, com previsão até dezembro deste ano. O Terminal de
Passageiros e a Seção Contra Incêndio encontram-se em fase de
construção.
Em Sobral, será construído um novo sítio aeroportuário, segundo
informou o DER, com pista de pouso e decolagem de 2.200m x 45m, para
aeronaves de grande porte. Esses três aeroportos comportarão voos
comerciais, fortalecendo o turismo e a economia do Estado.
Grande Porte
O Aeroporto de Juazeiro do Norte já supera em 20% o fluxo de passageiros no primeiros semestre deste ano
em comparação com o ano passado. A pista receberá adequação para
operar com aviões de grande porte, com até 280 passageiros. A informação
foi dada pelo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, durante
inspeção das obras dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), no
último dia 26 de setembro. As obras em andamento, que receberam
investimentos de R$ 2,1 milhões, devem dobrar a capacidade do Terminal,
passando dos atuais 400 mil passageiros por ano para 800 mil. A área
total será de 1.050 metros quadrados, incluindo 600 metros quadrados
para área de embarque e 450 metros quadrados para o desembarque. Mais de
177 mil pessoas circularam pelo terminal só no primeiro semestre deste
ano, sendo 20% a mais que os meses correspondentes do ano passado.
Em julho passado o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre estudos
de viabilidade concluídos pelo governo federal do Plano de Aviação
Regional. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação
Civil (SAC), além de Jericoacoara, Iguatu e Crateús, o Aeroporto de
Quixadá também estava com os estudos prontos. À época, estavam sendo
realizados os projetos preliminares destes aeroportos, que definirão os
aspectos da obra, para que sejam então levados à licitação.
Até então as obras não foram iniciadas. Em Quixadá, por exemplo, a
infraestrutura está em condição regular para pousos e decolagens, mas os
voos, todos particulares, são registrados apenas durante o dia. O
aeroporto não possui rádio para comunicação com as aeronaves. O contato é
feito por meio de ligação telefônica, pelo celular. Mesmo assim, em
média 20 aeronaves, a maioria do modelo King Air B200 e L90, pousam e
decolam mensalmente de Quixadá.
Com informações do Diário do Nordeste
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