Face

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Falta de estrutura da cadeia favorece fugas em Santana do Acaraú

Em menos de um mês, dos 40 presidiários que estão na 
Cadeia Pública de Santana do Acaraú, 12 conseguiram 
                     fugir (Foto:Reprodução/Internet)
Santana do Acaraú, distante 233,6 km de Fortaleza, tem cerca de 32 mil habitantes. A cidade que já foi considerada tranquila, hoje sofre com a onda de violência que atingiu o interior cearense. Só nos primeiros 7 meses deste ano, foram registradas na Delegacia Civil do município mais de 40 ocorrências. Isso sem contar com os casos que não chegam à polícia. Os comerciantes são as principais vítimas.
De acordo com a delegada Rita Porto, muitos bandidos vêm de cidades vizinhas, mas a maioria é do próprio município. Geralmente eles são presos na Cadeia Pública de Santana do Acaraú, que não oferece segurança e acabam fugindo.
"É do conhecimento das Polícia Civil e Militar que as condições da cadeia estão bastante precárias e estão deixando a desejar", revela a delegada. Ela ainda explica que a questão da cadeia pública é da Secretaria de Justiça e não tem nada a ver com a Secretaria de Segurança Pública.
Presos foge, mas ficam na cidade
Em menos de um mês, dos 40 presidiários que estão na Cadeia Pública de Santana do Acaraú, 12 conseguiram fugir. Os bandidos retornam às ruas para cometer novos crimes.
De acordo com informações da Polícia Militar, as fugas constantes vêm sendo responsáveis pelo aumento no número de assaltos que ocorrem no município.
"Normalmente, o preso quando foge da cadeia, ele quer ir para outra cidade, ir embora. A situação aqui é diferente. Eles fogem da cadeia para cometer crime na própria cidade", lamenta o subtenente Teixeira.
Diante da falta de segurança na região, o Conselho Comunitário de Defesa Social do Município foi reativado.
Avaliação do caso
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) informou que enviará equipe técnica para avaliar possíveis reformas no prédio da cadeia, mas ressalta que a segurança externa das unidades prisionais cabe à Polícia Militar.
A Sejus vai buscar entendimento com o magistrado da comarca para que, em casos de presos com maior grau de periculosidade, seja solicitada a transferência para a penitenciária da região, que fica em Sobral.

Com informações da TV Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário