Face

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

32 pessoas morreram em assaltos a bancos de janeiro a julho em todo o país

Entre janeiro e junho deste ano, 32 pessoas morreram em assaltos a bancos em todo o país. O número é 6,7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias veiculadas pela imprensa.
O crime conhecido como “saidinha de banco”, em que uma pessoa é assaltada logo após sacar dinheiro, provocou 20 dessas mortes. O assalto a correspondentes bancários (como casas lotéricas) aparece em segundo lugar na estatística, com quatro mortes.
Os clientes representam a maior parte das vítimas: 22 morreram no primeiro semestre deste ano em assaltos a bancos, seguidos por policiais (dois), vigilantes (um) e outras pessoas (sete), entre elas, vítimas de balas perdidas em tiroteios.
São Paulo é o estado que registrou mais mortes em assaltos a banco no período (12), seguido pelo Rio de Janeiro (quatro) e Pernambuco (três).
Para as entidades de trabalhadores, as mortes em assaltos a bancos revelam “a escassez de investimentos dos bancos para melhorar a segurança dos estabelecimentos e garantir um atendimento seguro para os clientes e a população”, de acordo com o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.
“Mais do que muito preocupantes, essas mortes comprovam o descaso e a indiferença dos bancos para a prevenção de assaltos e sequestros. Eles continuam enxergando a segurança como custo e não como investimento na proteção da vida de trabalhadores e clientes”, acrescentou.
Sobre o aumento no número de mortes em saidinhas de bancos, Cordeiro disse que as instituições deveriam instalar biombos entre a fila de espera e os caixas, além de divisórias individualizadas entre os guichês, para impedir esse tipo de crime. "O biombo é uma das medidas testadas e aprovadas no projeto-piloto de segurança bancária, que está terminando este mês no Recife, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE). Queremos que seja estendido para todo o país, a fim de ajudar a combater a ‘saidinha de banco’ e evitar novas mortes", disse Cordeiro.
Procurada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entidade que representa o setor bancário brasileiro, respondeu que "os bancos brasileiros estão constantemente preocupados com a segurança de seus clientes e funcionários" e que, em 2013, triplicaram seus investimentos nessa área, destinando R$ 9 bilhões em segurança. Segundo a federação, estes investimentos e medidas preventivas, tais como os circuitos fechados de televisão e os sistemas de detecção e monitoramento, fizeram o número de assaltos a banco cair em todo o país. "De acordo com dados de 17 instituições financeiras, que incluem os principais bancos de varejo, em 2013 foram registrados 449 assaltos, incluindo as tentativas, o que corresponde a uma queda de 76,4% em relação ao total de 1.903 assaltos e tentativas de assaltos verificados em 2000", informou a entidade por meio de nota.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário