Face

sábado, 19 de abril de 2014

TSE investiga possível fraude com candidaturas fantasmas em Itapajé

O Tribunal Superior Eleitoral investiga possível fraude nas eleições de 2012 no município de Itapajé.Segundo denúncia feita pelo o ex-vice-prefeito do município, José Jonairton Alves (PT),a chapa do hoje prefeito,Ciro Braga (PTB),teria utilizado cinco mulheres fantasmas para alcançar o percentual mínimo - exigido por lei - de pessoas do sexo feminino candidatas ao cargo de vereador.No site oficial do TSE, as candidatas aparecem até com nomes de mulheres e fotografias de homens.
No último dia 28 de março,a ministra Laurita Vaz deu um despacho dando um prazo de 60 dias para que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) preste mais esclarecimentos e realize a identificação de todos os envolvidos.
Segunda investigação
Essa é a segunda vez que Ciro Braga está sendo investigado pelo TSE.Nas eleições de 2012,Ciro foi candidato a vereador enquanto o seu pai,Antônio Braga, era o candidato a prefeito.Um dia antes das eleições,Antônio renunciou à candidatura e Ciro ficou no lugar do pai, sendo eleito o prefeito do município com 16 mil votos.Ciro ainda recebeu 186 votos como vereador.A posse foi questionada pela oposição no TSE e no TRE,mas o prefeito eleito ganhou em terceira instância e continuou no cargo.
A reportagem tentou entrar em contato com Ciro Braga,mas o chefe de gabinete dele,Ricardo Bastos,informou que ele está viajando e só retorna após o feriado da Semana Santa.Ricardo disse que estava resolvendo um problema pessoal e pediu para retornar depois,mas as ligações já não foram mais atendidas. 
Também houve tentativa de entrar em contato com o advogado de Ciro Braga,mas nenhuma das ligações foi atendida,e com o TRE-CE,mas o órgão está em recesso e só volta na terça feira.
Foto de homem foi utilizada para candidaturas com nome de mulheres Foto de mulher foi utilizada para três candidaturas diferentes


Com informações do O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário