Face

terça-feira, 22 de abril de 2014

Móveis são reciclados em Canindé

Vários modelos foram fabricados por artesãos e artesãs beneficiados 
com a iniciativa (Fotos:Antonio Carlos Alves)
O reuso de pneus,que antes era um grande problema para a natureza no município de Canindé,no Sertão Central do Ceará, agora virou mercadoria de "luxo".Um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,está transformando o produto em sofás ecológicos que já têm uma grande aceitação entre as donas de casas da região.
Vários modelos foram fabricados por artesãos e artesãs beneficiados com a iniciativa,e que agora servem de exemplo para um campanha que conta com o apoio de vários segmentos da sociedade canindeense.
"Queremos dar um destino especial a um produto que tanto tem gerado dor de cabeça para quem trata do meio ambiente",diz o secretário João Paulo Paulino.A ideia é transformá-los em utilidades residenciais."Mesmo com ações localizadas nós precisamos mostrar para a sociedade,como se dar um destino adequado no ponto de vista ambiental para os pneus usados''.
De acordo com João Paulo,a fundamentação para que fosse criada essa ideia, se baseia nas resoluções nº 258,316 e 416 do Conselho Nacional de Meio Ambiente que proíbe no Brasil a disposição de pneus em aterros sanitários desde 1999.
"Um pneu demora cerca de 600 anos para se decompor e causar danos ambientais aos leitos de rios,riachos,margens de rodovias,ruas,além de se tornar criadouros e abrigos para vetores de doenças,como a dengue,e,tirando a matéria prima no convívio da sociedade e transformando em um produto bem utilizado,temos a certeza de que o meio ambiente continua sendo preservado'',explica o titular da Secretaria de Meio Ambiente.
Ameaça
De acordo com ele,com a queima,os pneus liberam monóxido de carbono,óxidos de enxofre,de nitrogênio,hidrocarbonetos aromáticos policíclicos,metais pesados e dioxinas e furanos."No local onde os pneus são queimados permanecem as cinzas e a fração líquida composta por hidrocarbonetos mais pesados,responsáveis pela contaminação do lençol freático'',avisa João Paulo.
Os objetivos do projeto visam melhorar a sustentabilidade do meio ambiente e garantir uma qualidade de vida da população."Algumas fábricas fazem a moagem do pneu e,dessa forma,a borracha triturada é encaminhada para misturas com asfalto para criar novas rodovias,calçadas,pisos de parques,carpetes,materiais de construção civil'',salienta o Secretário.
Em Canindé,além dos sofás,outras alternativas estão sendo testadas,como criação de cacimbas para garantir água ao consumo humano e animal,além de brinquedos infantis para crianças de escolas públicas.Um esgoto ecológico está sendo projetado para dar início a um programa de saneamento limpo,em locais onde se acumula lama e água vinda de esgotos."Estamos trabalhando a sustentabilidade,e graças ao apoio de empresários que vendem pneus estamos conseguindo mudar o conceito de que o lugar do produto que não tem mais vida para ser utilizado seja o lixo''.
Reaproveitamento
De acordo com a Associação Brasileira do Segmento e Reforma de Pneus,cerca da metade dos pneus usados é reaproveitada,são os chamados pneus meia-vida. Levando em conta o valor de 63 milhões de pneus novos produzidos por ano,é como se o Brasil conseguisse reformar bem menos da metade,ou 28%,do que é produzido por ano.
O Empresário Alfredo Magalhães diz que todo vendedor de pneu tem que dar um destino final para esse tipo de produto,que causa sérios danos ao meio ambiente."Essa parceria vem mudando os conceitos de que pneu velho tem que ir para o lixo.Canindé se torna referência no projeto de reutilização dos pneus'', finaliza.
Vários modelos foram fabricados por artesãos e artesãs beneficiados com a iniciativa municipal


Com informações do Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário