Face

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Aécio Neves lidera entre eleitores mais escolarizados

Senador tucano aparece com 25% das intenções de voto dos mais
escolarizados e fica tecnicamente empatado com Dilma
(Foto:Reprodução/Abr)
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) aponta que a presidenta Dilma Rousseff (PT) é a candidata favorita em praticamente todas as regiões e segmentos da sociedade analisados,exceto entre os eleitores com ensino superior.Ex-governador de Minas Gerais,o senador Aécio Neves (PSDB) surge,na corrida presidencial, como o candidato favorito dos mais escolarizados,com 25% das intenções de voto.Dilma tem 22%.
As informações foram disponibilizadas no site da revista CartaCapital.Como a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais,para mais ou para menos,os pré-candidatos estão tecnicamente empatados nessa faixa,segundo o instituto Vox Populi.
Dilma soma 49% das intenções de voto entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental,contra 13% de Aécio Neves e 5% do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).
De acordo com a pesquisa,o tucano cresce à medida que aumenta o nível de escolaridade e a renda dos eleitores.Entre quem ganha até dois salários mínimos, ele é o favorito de 11%,contra 50% da petista.Entre quem ganha entre dois e cinco salários,Aécio alcança 18% (contra 36% de Dilma) e,entre quem ganha mais de cinco salários,24% (contra 26% da presidenta).
Em terceiro lugar com 8% das intenções de voto,Eduardo Campos também apresenta melhor desempenho entre os eleitores mais ricos ou escolarizados (chega a 12% entre quem tem ensino superior e ganha mais de cinco salários).O Vox Populi ouviu 2.200 eleitores entre os dias 6 e 8 de abril em 161 municípios.
Mudar de ideia
Ainda de acordo com a pesquisa,apenas 55% dos eleitores dizem que o seu voto para presidente está resolvido.Outros 45% admitem que podem mudar de ideia.
O índice varia conforme a região,o sexo,a idade e a escolaridade.No Nordeste,63% dos eleitores afirmam estar decididos,contra 40% do Norte,54% no Sudeste e 58% no Sul.
O instituto diz que o grau de convicção é maior entre os homens (58%,contra 52% das mulheres) e a população madura (62%).Entre os que estudaram até o ensino fundamental,o voto está resolvido para 60%,mas cai para 47% entre aqueles que estudaram até o ensino médio e para 54% entre aqueles que têm ensino superior.
Sobre a possibilidade de mudar o voto,o instituto ouviu 1.801 pessoas,também entre os dias 6 e 8 de abril.A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais,para mais ou para menos.
Lula na pesquisa espontânea
O ex-presidente Lula foi citado espontaneamente como o candidato favorito de 4% dos eleitores consultados na pesquisa Vox Populi/ Carta Capital.É o mesmo desempenho do senador Aécio Neves,principal adversário da presidenta Dilma Rousseff na corrida eleitoral.Dias atrás,Lula descartou a possibilidade de disputar as eleições em outubro próximo.
Quando não é apresentada a lista com os pré-candidatos,a presidenta Dilma Rousseff é o nome mais lembrado,com 20%.A ex-senadora Marina Silva — pré-candidata a vice-presidente na chapá encabeçada por Eduardo Campos — é lembrada por 3% dos eleitores.Campos obteve o mesmo percentual que Marina.



Com informações do site Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário